Quer uma vida saudável? Veja dicas para uma boa alimentação!

Posted on Posted in Edição 13

Você sabia que algumas trocas fazem toda diferença para uma alimentação saudável e equilibrada? A professora e coordenadora do curso de nutrição da Fanor | DeVry, Ana Paula Bezerra, compartilhou conosco dicas especiais para prepararmos um cardápio com mais saúde! Aproveite!

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Vamos começar por um elemento importante e que, devido a nossa correria diária, acaba sendo negligenciado: a água. É fundamental beber água e aromatiza-la, pode ser uma alternativa na substituição por bebidas gaseificadas. Ao final da manhã sempre sentimos aquela “fominha” e as vezes recorrermos as bolachas recheadas e biscoitos como alternativa. A solução, nesse caso, é trocar a bolacha por frutas como tangerina, maçã, banana, laranja ou uva roxa. Elas podem e devem ser carregadas sem constrangimentos. Uma outra alternativa seria o iogurte natural com frutas secas (uva passas) e chia. O consumo da fruta deve aumentar a medida que as trocas são feitas. O suco da uva, por exemplo, é um alimento funcional e que ainda protege o seu coração. Se o suco for industrializado é fundamental a observância do rótulo para chegar os níveis de açúcar.

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O pão carioca pode ser trocado por um pão com farinha integral ou torradas de grãos ou integrais;

A manteiga pode e deve ser substituída por um queijo cremoso e leve como cottage. Aquele pão com manteiga pode ser consumido nos finais de semana, por exemplo;

Frutas nos intervalos entre as refeições, além de ser saudável, é também muito prático;

Macarrão de milho ou de arroz, sem glúten, é uma excelente opção para uma refeição rápida no fim de semana, e o melhor de tudo: sem culpa! Vale acrescentar um molho de tomate natural, de preferencia orgânico, e pronto;

Atenção ao cafezinho no escritório. Se além do café você ainda consome bolachinhas, cuidado! A opção seria chás quentes ou gelados que ajudam na eliminação de toxinas. 

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Todas essas sugestões devem ser implementadas de maneira gradual. O segredo para uma mudança no consumo consciente e saudável está em incorporar isso de maneira paulatina. Diversifique suas opções e o seu paladar, cedo ou tarde, estará adaptado as mudanças.

A facilidade de abrir um pacote ao invés de carregar e mastigar uma fruta é que torna tão atraente os produtos industrializados. É importante perceber que “ tudo posso mas nem tudo me convém”. Poder transitar em prateleiras com alimentos industrializados, rápidos e que saciam,  é uma tentação mas que invariavelmente acabam por trazer riscos irreparáveis a saúde.

Trocas saudáveis são fáceis de fazer desde que incorporadas ao seu dia a dia como um hábito, com sabor e consciência de saúde e não apenas um momento para se perder peso. Retirando os excessos, naturalmente se elimina calorias e o resultado é mais saúde.

 Confira a receita de água aromatizada! Além de todos os benefícios que ela oferece, é também termogênico! 

Água aromatizada com uva, manjericão e gengibre:

Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: até meia hora
Rendimento: 1 litro

Ingredientes:

1litro de água mineral gelada
2 xícaras (chá) de uvas Thompson (aprox. 200 gramas)
1 ramo de manjericão
2 colheres (chá) de gengibre ralado (aprox. 30 gramas)
gelo a gosto

Modo de Preparo:

Coloque a água em uma jarra;

Pressione levemente as uvas, uma a uma, apenas para estourar a casca, sem esmagá-las, e coloque-as na água;

Adicione o ramo de manjericão e o gengibre;

Deixe a mistura em infusão por pelo menos 3 horas;

Acrescente o gelo até encher a jarra e sirva;

Veja mais: DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

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