Dicas para diminuir o consumo de plástico no dia a dia

Posted on Posted in Edição 48, Última Edição

 

Por conta da vida corrida, nos acostumamos com a praticidade que o plástico oferece. Entretanto, embalagens plásticas e produtos descartáveis são sinônimo de poluição. De acordo com uma pesquisa feita pela National Geographic, em maio de 2018, o plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos por ano. Mais de 40% de todo o plástico produzido ao longo de 150 anos foi usado uma única vez antes do descarte. Deste total,  apenas 9% foi reciclado.

O professor do centro universitário Unimetrocamp | Wyden e engenheiro ambiental, Uirá Oliveira, contou que mesmo com alguns municípios reciclando, a ação não é o suficiente. “O plástico é barato, resistente e multiuso. Devido a sua praticidade é muito comum que as pessoas optem por ele. Entretanto, no Brasil apenas 40% dos municípios fazem algum tipo de coleta seletiva, não abrangendo toda a população. Somente 10% daquilo que é potencialmente reciclado vem a ser recolhido, um número muito baixo.”

Quer cooperar para a redução deste problema? Confira algumas dicas do professor:

 Ecobags

As ecobags são produtos desenvolvidos para substituir o uso das sacolas de plástico. As bolsas são geralmente feitas de algodão ou outros materiais sustentáveis. As sacolas ecológicas são biodegradáveis e podem ser reutilizáveis para consumo. Frutas, legumes e verduras, por exemplo, podem ser colocadas em sacolas reutilizáveis.

Canudos sustentáveis

Não é segredo para ninguém que os canudinhos de plástico fazem muito mal ao meio ambiente. Por não serem degradáveis, eles demoram anos para se decompor. Por conta disso, algumas marcas estão criando canudos diferentes, como de metal, papel e bambu.  São reutilizáveis e vale a pena testar!

Use potes de vidro

Quem passa o dia fora de casa costuma levar marmitas e lanchinhos para comer durante o dia. Por costume, sempre optamos em colocar os alimentos em potes de plástico. Mas, porque não colocar em potes de vidro? São muito mais sustentáveis.

Diga não aos descartáveis

Nos acostumamos a utilizar talheres e pratos descartáveis, que poluem drasticamente o meio ambiente. Uma boa opção seria deixar um jogo de talheres sempre na bolsa.

Pratique estas dicas e contribua para um mundo mais sustentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *