Encontros Programa Mandacaru – Por Ricardo Vasques

Posted on Posted in Edição 14

Com o início do semestre 2016.1, retornamos com os encontros do “Mandacaru” programa de capacitação continuada do corpo docente da DeVry Brasil.

Ricardo Vasques, Diretor de Planejamento e Ensino do grupo, falou-nos da importância deste programa, como podemos aproveitá-lo por meio dos encontros e sugerir ideias para melhorá-lo.

 

Mandacaru2

 

O Mandacaru presencial é uma excelente oportunidade de compartilhamento de boas práticas, metodologias da DeVry Brasil, técnicas e metodologias pedagógicas e outros assuntos importantes para o desenvolvimento de nossos docentes.  Mas além dos aspectos “práticos”, ligados à atuação de nossos docentes, eu reputo como fundamental o seu papel na disseminação e consolidação de nossa cultura organizacional.

 

Além de ser uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal, é também um momento de encontro de nossos docentes e socialização. Para mim, quando palestro em um Mandacaru, tenho a oportunidade de conhecer o que costumo chamar de “nossos heróis”, os professores que constroem com o seu trabalho e dedicação os resultados e a reputação da DeVry Brasil, e descobrir projetos e ideias que eu nem imaginava que estivessem em discussão em nossas faculdades. É sempre uma relação de troca muito rica.

 

Para a minha satisfação, o time de docentes com quem tenho falado possui uma atitude muito positiva, atenta e participativa. Na prática, percebo que não é o que o palestrante diz, mas sim o debate o grande protagonista da aprendizagem, tanto nossa como dos ouvintes.

 

Se me perguntassem o que é mais importante acontecer em um Mandacaru presencial, a parte da dedicação e esmero do palestrante para preparar e apresentar o seu recado de maneira exitosa, uma audiência propícia ao debate, às perguntas e à apresentação de exemplos e contextualizações.

 

Outra coisa legal é ter os professores participando como palestrantes e também como solicitantes de novos temas. Sempre recomendo que os docentes que tenham boas histórias para contar e boas experiências para compartilhar se disponibilizem aos seus CGAs e ao RH local. E se você e seus colegas sentem a necessidade de se aprofundar em um determinado tema que possa contribuir para o aprimoramento de suas práticas docentes e, consequentemente, do resultado acadêmico conquistado por seus alunos, encaminhe uma sugestão ao RH e ao seu CGA.

Eu acho Mandacaru um programa sensacional.

 

Para elogiar e sugerir melhorias para o DeVry Flow, escreva pra gente pelo e-mail: devryflow@devrybrasil.edu.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *