Indo Bem, Fazendo o Bem

Posted on Posted in Edição 33, Última Edição

Investir no desenvolvimento de nossos colegas, primar pela excelência no ensino e contribuir para a construção de dias melhores. É assim que a Adtalem Educacional do Brasil pensa e age para fazer diferença no mundo.

Com muito orgulho, lançamos a quinta edição do Balanço Social da ATB, um importante trabalho que mostra os principais serviços prestados às comunidades em que atua, nos anos de 2015 e 2016

Na publicação, é possível conferir, com detalhes, os mais de 100 projetos desenvolvidos por cada IES, ao longo dois últimos anos. No total, foram 158.506 beneficiados e 7.838 alunos envolvidos, com o apoio de 919 professores. São iniciativas nas áreas de cidadania, cultura e educação, Direito, saúde e sustentabilidade, que atendem, de forma completamente gratuita, a comunidade em que as unidades estão inseridas.

A seguir, são destacados alguns dos projetos mais inovadores:

 Em 2015, foi realizado o primeiro casamento coletivo homoafetivo de Recife, unindo oito casais. Fruto do trabalho em conjunto dos alunos da DeVry | FBV de Direito, Comunicação Social, Psicologia, Ciências Econômicas, Gastronomia e Design de Moda, cada um trazendo sua contribuição e colocando em prática o que aprendem em sala de aula.

Por meio do projeto, os alunos do Ibmec / MG passam seu conhecimento sobre empreendedorismo para pessoas que cumprem pena na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), quando são orientadas na criação de uma empresa e aprendem noções de gestão e finanças. O objetivo é dar mais perspectiva a essas pessoas na hora da reinserção social desse público, evitando a reincidência de crimes.

 O Centrinho Imperatriz no Atendimento a Pacientes com Fissura Labiopalatina está localizado no hospital escola da DeVry | Facimp e busca realizar procedimentos em pacientes de baixa renda que possuam a má formação congênita. Os pacientes recebem todo o suporte dos alunos: desde a preparação para a cirurgia até o apoio para reabilitação pós procedimento.

O projeto traz inclusão para um lugar pouco usual, a cozinha. Ideia da professora Nina Burkhardt, da DeVry | FBV, proporcionou que alunos do Instituto dos Cegos do Recife pudessem ter aulas de técnicas de confeitaria. “Eles foram completamente idênticos aos meus outros alunos. Não dei nem um conteúdo a menos de confeitaria básica que eu daria em um curso regular. Eu perdi meu parâmetro do que é deficiência. Eles são incríveis”, revela a professora.

Por meio de um intercâmbio entre as instituições Adtalem Educacional do Brasil e da Chamberlain University é possível o contato entre estudantes brasileiros e norte-americanos entre si e com políticas, estruturas e práticas do sistema de serviços de saúde de três estados brasileiros: Bahia, Ceará e Piauí. Anualmente, alunos da Chamberlain visitam o Brasil e, juntamente com alunos brasileiros, viajam por capitais e cidades do interior do Nordeste para prestar atendimento gratuito à população carente, assim como entendem o funcionamento de hospitais e postos de atendimento.

Alunos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio, TV e Internet da DeVry | Fanor criaram audiolivros infantis para cerca de 250 crianças atendidas pelo Instituto dos Cegos de Ceará. Os alunos desenvolvem a construção de personagens e paisagens com o uso de sonoplastia e trabalham noções de roteiro, efeitos sonoros, edição a gravação. O aprendizado é mútuo.

Para conferir a versão online e completa, acesse: www.adtalembrasil.com.br (buscar o link Responsabilidade Social).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *