Livros e Filmes: Confira as dicas dos colegas ATB

Posted on Posted in Edição 30, Última Edição

Quem não gosta de passar um momento lendo um bom livro ou assistindo a um bom filme? Eles podem ajudar profissionalmente ou ser uma excelente companhia. Confira as dicas dos nossos 4 colegas:

dica-2

Esse livro foi relançado em 2016, mas o li há mais de 10 anos, quando assumia uma das minhas primeiras posições de liderança em outro grupo educacional. Até hoje, o considero como um dos livros que fez diferença na minha carreira.

À época, ao ser promovido, eu tinha muitos desafios e pouca experiência como gestor. Esse livro me ajudou muito ao mostrar aspectos que você deve cuidar em paralelo ao seu trabalho, que não podem ser negligenciados nesse momento de transição. Ao assumir uma nova posição como líder, timing é um fator crítico. O que você faz nos primeiros meses é crucial. Todos estão atentos aos sinais que você emite e têm expectativas sobre seu estilo, seus movimentos e realizações.

Diferente da vasta (e questionável) literatura de autoajuda executiva que vemos por aí, Michael Watkins (PhD por Harvard e, hoje, no IMD) traz uma visão prática, objetiva e consistente, que ajuda o novo líder a estruturar uma agenda para se consolidar na posição. Recomendo a todos que desejam se preparar melhor para uma transição de liderança.

dica-3

O resultado do Oscar 2017 foi divulgado há algum tempo, mas só agora pude ver o ganhador da estatueta de melhor filme: Moonlight. O filme é um combo, se assim podemos dizer, de temas muito importantes da atualidade: bullying nas escolas, questões de gênero e homossexualidade, uso e tráfico de drogas, além da presença do negro na sociedade. Com o orçamento curto para os padrões de Hollywood, Moonlight conta a história de Chiron em três momentos: infância, adolescência e vida adulta. Ele é um jovem de Miami, pobre, negro e gay, com uma mãe viciada em drogas. Falando assim, você pode até se assustar achando que é um filme superpesado – e talvez ele seja mesmo, emocionalmente falando. Ao mesmo tempo, é um filme muito poético, que fala muito com seu próprio silêncio e, por isso mesmo, nos perturba e desconcerta com os rumos que uma criança, aparentemente cheia de potencial, pode levar. Me fez pensar sobre oportunidade e que tem um monte de gente com uma vida tão ou mais difícil que a do Chiron. Achei bonito e recomendo para aqueles que gostam de filmes que nos fazem refletir sobre nosso papel no mundo. Ah, já está disponível no Netflix.

dica-4

Como uma dica de leitura, tanto profissional quanto pessoal, indico o livro: Steve Jobs – O Estilo de Liderança Para Uma Nova Geração. Nesta leitura, podemos absorver a grande importância sobre o crescimento profissional através das inovações. Afinal, trata-se de um livro da perspectiva de Steve Jobs, por meio da sua visão, criatividade e perfeccionismo.

dica-1

Conheci a literatura de Gabo por indicação de um amigo. Comprei o livro e no mesmo dia o li do início ao fim sem conseguir largar por um segundo. Ao narrar cem anos na história da família Buendía, García Márquez desnuda uma cidade fictícia, cheia de eventos de seu característico realismo mágico. Macondo poderia ser qualquer cidade da América Latina, trazendo o leitor para uma experiência profunda sobre amar, sofrer, perdoar e viver, além de fazer o leitor experimentar a todo momento a gostosa sensação de sentir-se em casa enquanto assiste aos encontros e desencontros da estirpe do Coronel José Arcádio e Úrsula Iguarán.

 

Gostou das dicas? Quer deixar as suas? Envia para a gente e faça parte do próximo Adtalem Flow.

One thought on “Livros e Filmes: Confira as dicas dos colegas ATB

  1. Muito interessante esse modo de divulgar boas práticas. Gostei de encontrar aqui a indicação do filme Moonlight, pois realizo leituras sobre a população afro-brasileira e, todo material que encontro abordando temas relacionados com esta população me instiga a querer buscar mais conhecimento. Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *