Ouço, leio, escuto, sinto: confira as sugestões dos colegas ATB

Posted on Posted in Edição 33, Última Edição

Hora das dicas culturais! Trouxemos sugestões de livros e filmes, feitas por nossos colegas, especialmente para você. Papel e caneta na mão, porque as dicas são excelentes.

Li este livro há um mês e me surpreendi com esta obra, organizada pela Regina Garcia. Pelo título, achei que era algo bem acadêmico, voltado para docentes. No entanto, encontrei, nas falas dos especialistas, um desafio para minha atuação profissional. Trouxe as discussões ali postas para a minha rotina: será que quando pesquiso sobre algo já não vou a campo influenciada pelo que quero encontrar? Tudo que faço é pensando em fazer bem feito e penso em passar a mensagem de forma mais clara possível?

Quem trabalha com educação deve buscar ser entendido sempre, mesmo que, para isso, precise “traduzir” mensagens na forma mais coloquial possível. Fazer entender é mais importante do que produzir um material de excelência, que só será compreendido por alguém tecnicamente “capaz”.

Com 23 personalidades distintas e que alteram quimicamente seu organismo, um homem sequestra três adolescentes, com o objetivo de prepará-las para a chegada da 24º personalidade. A história retrata, com liberdade poética, o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI).

Gosto de filmes que surpreendem e você fica com cara de “não acredito!”. Depois de assistir, pesquisei se realmente existiam casos reais ou se a história apenas fazia parte da fantasia do autor, mas há, sim, registros de pessoas com mais de 20 personalidades e, até mesmo, 94 personalidades, que já inspiraram livros como “As Três Máscaras de Eva”. Tem um caso bem curioso, em que uma mulher cega, com 10 identidades diferentes, pode enxergar com uma das personalidades, ajudando a compreender como o cérebro pode controlar o fluxo de informação visual. Claro, esses casos não trazem todo o drama do filme, mas, de qualquer forma, tornam o tema mais interessante.

O filme faz parte da trilogia: Corpo Fechado (2000), Fragmentado (2017) e Glass (Previsto para 2019 nos EUA), do diretor M. Night Shyamalan, que ganhou fama por fazer cinema “Kinder Ovo”: aquele com surpresinha no final. Confira o pós-créditos de Fragmentado!

O livro Extraordinário, de R. J. Palacio, narra a história de August Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com uma rara síndrome genética, ocasionando muitas deformidades faciais. Ao longo dos anos, ele foi submetido a muitas cirurgias e procedimentos médicos e, por esse motivo, tinha aulas em casa. Depois de um tempo, decidiu frequentar uma escola comum. O livro relata sua vivência nessa escola, onde fará de tudo para que seus colegas o vejam como um garoto igual a todos os outros. Extraordinário é uma leitura leve, sensível e humana. Uma verdadeira lição de vida, amor e respeito ao próximo.

O filme retrata a história de uma família, que por uma tragédia causada pela natureza, são separadas e se deparam com situações desesperadoras para se manterem vivos. Mostra que, independente do cenário, a esperança e a fé são um alicerce para nos encorajar e que não existe cenário impossível que não possa ser superado.

Traz uma mensagem importantíssima para nossas vidas, de que apenas não conquistamos o que queremos se desistirmos.

O livro é O Futuro da Humanidade – A Saga de um pensador, do autor Augusto Cury. Indico esse livro a todos que não queiram deixar sua sensibilidade humana morrer. Num mundo cheio de urgência, de valores baratos , onde a conquista de um diploma ,cargo e fama nos coloca à frente do que realmente importa e agrega , ter ciência de que tudo que permitimos viver influencia outras pessoas de tal maneira que altera suas emoções , pensamento e até autoestima. O livro faz com que pensemos melhor no agir com o próximo. Somos todos atores de um cenário interligado, ninguém é melhor ou pior, mas é fato que podemos aprender muito com a história do outro e entender, assim, suas limitações, apenas sendo humanos, nada muito complexo. Só em ler já vamos aprendendo a nos conhecer e caminhar  melhor no nosso endereço pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *