Preparativos de Natal – Histórias e receitas

Posted on Posted in Edição 11

Estamos nos aproximando de mais um período de festas de fim de ano (Natal e réveillon) e os nossos colegas nos contaram histórias que aconteceram neste período, e nos enviaram receitas culinárias (deliciosas)  para este período especial.

PREPARATIVOS DE NATAL

 

Veja a seguir as histórias e receitas de nossos colegas:

CASTINO

Próximo ao Natal de 2010, em uma visita a comunidade Monsenhor Chaves, conheceu aproximadamente 200 famílias que haviam sido desabrigadas pelas enchentes. Sensibilizado pela situação das famílias e principalmente com as crianças, idealizou uma ação para promover um Natal diferente e digno para todas elas.

A partir daí, surgiu o projeto Seja Solidário: adote uma criança neste natal, o projeto que funciona até hoje, com a ajuda de amigos do trabalho, busca arrecadação de brinquedos e doações em dinheiro para a compra de alimentos. Bem próximo do Natal, em uma comemoração festiva são distribuídas as cestas natalinas para as crianças com os alimentos e brinquedos.

Se você quiser fazer sua doação neste Natal e ajudar o nosso colega nesse lindo projeto, escreva para o e-mail: rh@facid.edu.br

LUSINETE

Receita do Peru

Ingredientes:

1 Peru

2 maracujá grande

Pimenta do reino e corante

Modo de preparo:

Tempere o peru com sal, pimenta, corante e o suco do maracujá, deixe de molho de um dia para o outro nesse tempero.

Recheio do Peru:

Farofa de Castanha 250g

Uvas passas 130g

Maçãs vermelhas 5 unidades.

1 lata de manteiga de 250 g

Modo de preparo do recheio:

Corte as maças em cubos e deixe reservada. Em uma panela, derreta a manteiga e coloque as castanhas, uvas passas e a maças para refogar, após juntas e refogadas é só rechear o peru.

 

Receita de Salada Caesar

Ingredientes:

100g Frango defumado em tiras

100g Alface americano rasgado

100g Croutons

20 gramas de Parmesão em lascas

Molho

1 caixa 200 ml de creme de leite

2 colher de sopa de maionese

1 colher de mostarda amarela

½ de suco de limão

50g de parmesão ralado

50g de salsinha picada.

1 colher de sopa de sal e pimenta

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes do molho até obter um creme homogêneo.

Disponha as folhas de alface em um prato, regue com o molhe e finalize com os croutns e o parmesão em lascas.

GIORGIO

“Essa receita é muito especial e foi passada para minha mãe e seus filhos. Agora compartilho com vocês.”

Bolo de Natal

Ingredientes:

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícaras de manteiga

4 ovos

1 xícaras De leite

50 gramas De nozes

50 gramas de passas brancas

50 gramas de frutas cristalizadas

15 gramas de fermento pó

Canela e cravo em pó

Noz moscada

Bata a manteiga com o açúcar e as gemas, acrescente a farinha junto com o fermento. Depois adicione o leite. Por último, coloque as claras em neve e as especiarias passadas na farinha de trigo. Coloque em forma untada e polvilhada e leve para assar em forno a 180° por 30 minutos.  Depois que esfriar, desenforme e decore a gosto.

Pulo do gato (Segredo): Bater a clara em neve à mão.

ZAIDE

 

Picanha ao Forno com Sal Grosso

Ingredientes

1 picanha pequena (1,2 kg aproximadamente)

3 kg de sal grosso

Molho

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada

1 dente de alho (opcional)

Modo de Preparo

Cubra o fundo de uma assadeira com 1 kg de sal grosso. Coloque a picanha na assadeira com a parte da gordura virada para cima e em seguida cubra a carne com o restante do sal, não deixando nenhuma parte exposta.

Leve ao forno previamente aquecido, por aproximadamente 50 minutos para carne mal passada; 70 minutos para carne ao ponto e 100 minutos para carne bem passada (sugestão de tempo para forno elétrico)

Retire a camada do sal e corte em fatias colocando o molho sobre a carne.

Preparo do molho

Aqueça a manteiga junto com o azeite em uma frigideira e frite a cebola e o alho por alguns instantes, em seguida derrame sobre a picanha preparada.

SIMONE

 

No ano retrasado eu e minha família decidimos comemorar o Natal na casa da minha avó, que fica no interior do estado de SP, em Presidente Prudente. Minha família é muito grande, e vieram os tios, primos, netos e bisnetos de diversas cidades para a comemoração. Foi uma grande festa! Amo reunião de família… Mas aquela foi especial e jamais vou me esquecer.

Naquela ocasião, minha avó estava com 80 anos e, 9 dos 10 filhos estavam presentes na comemoração. Antes de meia noite, demos início a entrega dos presentes às crianças e, de repente quando olho ao lado, vejo minha vó com vários pacotinhos na mão, entregando um por um para os seus filhos.

E não eram todos iguais, em cada presente havia uma etiqueta identificando o nome de cada um, que ela deve ter escrito com muita dificuldade. Sua renda não passava de dois salários mínimos, recebidos de sua aposentadoria. O que me deixou emocionada não foram os presentes, mas o amor, o carinho e o cuidado que ela demonstrou.

Nem todos os filhos que lá estavam a presentearam, mas ela, mesmo na sua simplicidade não se esqueceu de nenhum dos seus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *