Programa Fanor Saudável

Posted on Posted in Edição 11

O programa Fanor Saudável, coordenado pela professora  Lenismar Cavalcante, professora do curso de fisioterapia, tem colocado em prática nas segundas e sextas-feiras, atividades de relaxamento e bem-estar.

Fanor Saudavel1

 

Fanor Saudavel2

A programação é oferecida aos colegas da instituição, que desfrutam esse momento como forma de ganhar mais qualidade de vida durante o trabalho.

O Programa Fanor Saudável é fantástico. Através das visitas de professores e alunos em nossos ambientes de trabalho, já aprendemos a importância de sentarmos com a postura correta e fazer alguns movimentos de relaxamento durante o trabalho, que colaboram muito para a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, sempre que posso participo das sessões de Cinesioterapia, que são muito relaxantes e revigorantes. Ser voluntária em atividades deste tipo não somente me beneficia pessoalmente, como também ajuda a preparar os alunos para atingirem seus objetivos profissionais, através da prática das teorias aprendidas em sala de aula.” Erika Dal Ré Nogueira da Silva – Analista de RH

 

Veja a conversa com a professora Lenismar, que nos contou como essa atividade é rica em benefícios para o nosso dia a dia, como surgiu a ideia do projeto e como podemos praticar esse tipo de atividade em nossa vida diária.

DeVry Flow: Como surgiu a ideia de estruturar o Programa Fanor saudável?

Lenismar  Cavalcante: O programa Fanor Saudável teve sua idealização em virtude de resultados obtidos após um trabalho de conclusão de curso (TCC) de dois alunos do curso de Fisioterapia da Fanor. Diante dos resultados foram visualizados problemas relacionados à saúde que poderiam receber uma atenção, um olhar diferenciado para estes funcionários que compõem o corpo de colaboradores da instituição, visando-se orientar e conscientizar estes profissionais através de ações de saúde feitas diretamente com estes funcionários. Como já é sabido mediante dados de pesquisas já realizadas, fatores como a obesidade e tabagismo interferem de forma múltipla negativamente na saúde do indivíduo e que, nesta pesquisa realizada com os funcionários da instituição corroborou com dados de pesquisas anteriores. Nesta, o foco abordado foi a questão respiratória destes funcionários, em que apresentaram déficits importantes quando comparados com os referenciais de normalidade. Os resultados obtidos numa visão técnica evidenciaram que a maioria dos participantes eram sedentários, sendo em menor proporção praticantes, e que possuíam déficits importantes na avaliação respiratória e qualidade de sono insuficiente.

Diante dos resultados delineou-se a proposta deste presente projeto em realizar ações educativas para os funcionários da instituição com o intuito de minimizar os problemas descritos com ações descritas a seguir. Enfatizar-se-á principalmente a saúde do colaborador na detecção de problemas relacionados ao trabalho, como sintomatologia dolorosa e orientações do que estes colaboradores poderão fazer com o intuito de minimizar estes problemas, dando maior qualidade de vida e de trabalho.

Estas ações serão executadas no horário de 11h às 12h uma a duas vezes na semana, durante 15 a 20 minutos aproximadamente, onde serão proferidas orientações com especialistas das áreas de atuação para cada problemática e intervenções para minimização de sintomatologias dolorosas e relaxamentos, enfatizando a necessidade de pausas durante o trabalho para melhor desempenho e evolução laboral.

 

DeVry Flow: Como funcionam as atividades para iniciantes e quais os benefícios que ganhamos com esse tipo de atividade?

Lenismar  CavalcanteSão proferidas orientações numa sala direcionada para o projeto, em que o colaborador poderá participar e esclarecer suas dúvidas com acadêmico e professor do dia designado, onde estes poderão orientar estes funcionários e até mesmo direcioná-los em dúvidas que possam apresentar diante de cada realidade.

O colaborador também terá na sua participação um momento de intervenção feito pelos acadêmicos de fisioterapia participantes do projeto, onde serão realizadas técnicas de liberação muscular, relaxamento e correção postural.

Estas atividades trazem além da conscientização sobre os hábitos saudáveis, diante das orientações profissionais, os momentos de relaxamento que propiciam na continuidade das atividades laborais executadas com melhor qualidade devido à diminuição de tensões físicas e psíquicas desencadeadas pelo stress e rotinas diárias.

 

DeVry Flow:  As atividades praticadas durante o programa beneficiam tanto o corpo quanto a mente?

Lenismar  CavalcanteCom certeza. O físico reflete no psíquico e vice-versa. O momento designado para o projeto leva ao colaborador a refletir sobre os seus hábitos, sua rotina, e que se pode aliar o bem-estar geral diante de algumas estratégias que o programa propõe à qualidade do trabalho, bom desempenho e produtividade.

Propicia ainda o relacionamento dele com os demais colegas de trabalho que vivenciam situações parecidas e que neste momento podem inclusive trocar experiências.

 

DeVry Flow: Como podemos praticar esse tipo de atividade no dia a dia?

Lenismar  CavalcanteDentre as orientações que o projeto já divulgou com profissionais das diversas áreas, foi construído um informativo para se colocar próximo ao seu local de trabalho, em uma área de fácil visualização, para consulta de alongamento nas pausas e controle da postura de forma ergonômica nas atividades de informática. Condutas simples que podem minimizar significativamente o surgimento de lesões ocupacionais e problemas relacionados a estes, de forma direta ou indireta.

Ergonomia-1

 

Ergonomia-2

O cronograma da programação do Fanor saudável ficará disponível no início do semestre 2016.1.

Para dúvidas ou mais informações, escreva pra gente pelo e-mail: devryflow@devrybrasil.edu.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *