Setembro Amarelo

Posted on Posted in Última Edição

Durante o mês de setembro, o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove uma série de campanhas para conscientizar a população da importância de se discutir sobre o suicídio. A ideia se deu por conta do Dia Mundial da Prevenção ao suicídio, ser no dia 10 de setembro. Assim, o mês ficou conhecido como setembro amarelo.

O conceito do mês é de remover o tabu que existe na sociedade em relação ao tema suicídio. A grande função é fortalecer que a prevenção nada mais é do que um processo educativo.

Para reforçar a importância da prevenção, a professora, Leidiany Cristina da Silva, do curso de Psicologia do UniMetrocamp Wyden, deu algumas dicas de como lidar com sinais de alerta.

Confira!

1 – Quebre tabus

O primeiro passo para ajudar quem necessita é ter a mente aberta e quebrar tabus para o assunto suicídio. O comportamento de uma pessoa em vulnerabilidade psicológica tem múltiplas determinações e acaba sendo diferente em cada caso. Por isso é necessário respeitar todos os casos.

2 – Fique atento aos fatores de risco

É necessário estar atento a alguns fatores como aparecimento ou agravamento de conduta, verbalizações, ideações suicidas e isolamento.

3 – Ofereça apoio

É preciso oferecer suporte afetivo e emocional, além de compreender e enxergar que a pessoa com sinais de alerta é um ser singular e pode apresentar inúmeras motivações para tal comportamento.

Para mais informações, seguem os contatos da professora:

Leidiany.Silva@unimetrocamp.edu.br

(19) 982354420
(19) 991021655

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *