Treinamento 5S nas Instituições DeVry

Posted on Posted in Última Edição

Você já ouviu falar no Treinamento 5S? 5S representa 5 palavras japonesas que começam com a letra S: Seiri, Seiton, Sisou, Seiketsu e Shitsuke. Imagino que já nesse momento, você possa estar perguntando: “Sim, e qual a importância dessas palavras japonesas para mim?”. Por mais que não exista uma tradução exata dessas palavras para o português, elas têm um papel muito importante na cultura japonesa e que rapidamente se expandiu para outros países, já que representam o cuidado com a base, facilitando o aprendizado e a prática de conceitos de qualidade. Hoje, através do Treinamento 5S, as empresas têm à mão uma ferramenta para auxiliar a criação de equipes de trabalho que combatam o desperdício e gerem um ambiente com organização, limpeza, ordem e responsabilidade.

 

Com as Instituições DeVry, não poderia ser diferente. Em São Luís e no Damásio, o treinamento acaba de ser realizado.

Em São Luís, ele aconteceu no dia 25/08, contando com a participação de todos os colaboradores, com abertura da Gerente Geral, Lúcia Gauber. “Esse treinamento foi de suma importância para orientar nossos colaboradores quanto a organização e limpeza, por exemplo. O treinamento ajuda-nos a fazer uso racional de materiais e conservar equipamentos, ações importantes para a preservação do meio ambiente. Além disso, ajuda-nos na organização dos documentos, tão necessária em nossa Faculdade”.

treinamento2

 

 

Já para a Assistente de Biblioteca, Cleyciara Marques, o treinamento “veio em um ótimo momento para a IES. Foi apresentado de uma forma tão suave e ao mesmo tempo objetiva, que ficou fácil compreender que a prática do 5S deve ser vivenciada todos os dias no local de trabalho, não como uma obrigação, mas como uma nova rotina, inteligente e organizada, que venha nos proporcionar um ambiente de trabalho saudável e prazeroso de se conviver”. O Treinamento foi realizado pela Supervisora de RH da Instituição, Vanessa Adla, que apresentou, entre outros conteúdos, a dinâmica ‘Cartão Verde’, que apresenta, através de fotos, o que está certo e errado no ambiente. Ao final, a equipe presente criou um grupo no WhatsApp e tiraram fotos dos ambientes dos colegas para analisar se estava correto ou errado.

 

img_5949

Na Metrocamp, o treinamento foi realizado pelo professor João Henrique Escamia. E ele compartilha com a gente a importância desse mecanismo:

“Os resultados de uma organização não são obra do acaso. Precisam ter planejamento, metodologia e principalmente o envolvimento e engajamento das pessoas. A mudança é algo inevitável. Assim, num mundo em constante e crescente mudança, a adesão das instituições a processos de transformação é uma necessidade urgente. Toda e qualquer organização que almeja se desenvolver e alcançar uma determinada estabilidade no mercado utiliza pessoas em suas atividades e processos, muda seus conceitos e altera suas práticas gerenciais.

A prática dos 5 S’s, metodologia que teve seu início no Japão, a partir da década de 50, é um excelente meio de conseguir resultado de mudança comportamental, tanto na revolução que faz nos ambientes de trabalho, quanto pelo envolvimento e comprometimento que pode gerar nas pessoas.

São as pessoas que mantêm uma organização em pleno funcionamento – vendendo, produzindo, servindo ao cliente, tomando decisões, liderando, se comunicando, gerenciando e dirigindo os negócios da empresa.

treinamento

 

 

Então, faz-se necessário um ambiente saudável, estimulante e harmonioso entre os indivíduos e os processos, para que estes venham a produzir mais e melhor, obtendo resultados com qualidade, padrão e disciplina”.

 

E agora, gostou da ideia? Já participou de um treinamento como esse? Compartilha com a gente. Queremos muito saber a sua opinião.

2 thoughts on “Treinamento 5S nas Instituições DeVry

  1. Parabéns aos colegas DeVry Brasil que participaram do treinamento 5S! Conheço o programa desde a década de 1990. De fato faz grande diferença para melhoria nos processos no ambiente profissional e na vida pessoal de quem tem acesso às relevantes informações do programa referido. Sou conhecedora do Programa 5S, inclusive instrutora em treinamentos sobre o programa 5S na Comarca de Imperatriz para servidores do TJ-MA, o que reforça a certeza sobre a sua importância para o desempenho com qualidade das atribuições no ambiente profissional e com reflexos também na vida pessoal dos colaboradores que a ele acessam. Muito Bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *