Vem Conhecer Cultura – Brasília

Posted on Posted in Edição 21, Última Edição

Brasília é a capital federal do Brasil e sede do Distrito Federal. E sabe o que mais? Ela guarda belezas incríveis para conhecer. Então, na hora de visitá-la, guarde mais do que tempo para ir ao Ibmec. Conheça os encantos dessa bela cidade por inteiro.

E se você é um viajante de primeira viagem ou já andou por Brasília, a colega Patricia Macedo Di Lucente, Coordenadora de Marketing do Ibmec Brasília, tem algumas dicas para deixar seu passeio ainda melhor. Já vá anotando para garantir uma bela viagem.

“Na Praça dos 3 Poderes, além de termos a sede dos 3 poderes do Estado – o Palácio do Planalto (Executivo), o Congresso (Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário), há o Centro Cultural Três Poderes, composto pelo Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa e o Museu da Cidade. É um ótimo lugar para conhecer a arquitetura e a história de Brasília”.

PANTEÃO DA PÁTRIA

Criado para homenagear os brasileiros que possuíram ideais de liberdade e democracia, tem, em seu acervo, o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão; o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara; o Vitral, de Marianne Peretti; e o Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

1

 

ESPAÇO LÚCIO COSTA

Expõe uma Maquete de Brasília, circundada por uma galeria com cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentados por Lúcio Costa em 1957, ao júri internacional que julgou e considerou o seu projeto o vencedor dentre os 26 projetos que participaram do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, além de fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade.

2

 

MUSEU DA CIDADE

Projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado no mesmo dia da inauguração da cidade (21/04/1960), com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília.

Na fachada leste, existe incrustada uma grande cabeça de Juscelino Kubitschek.

3

 

CONGRESSO NACIONAL

Sede do Poder Legislativo brasileiro, tem em suas cúpulas os plenários: a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal.

Há uma visita guiada gratuita que é muito interessante, que dura cerca de 1h30, e passa pelos principais espaços das duas instituições, como o Salão Negro, os Salões Nobres, os Plenários, os Salões Azul e Verde, o Túnel do Tempo e a Chapelaria.

4

 

STF

Também há visita guiada e gratuita. Conta-se o funcionamento e a história do STF e todo o prédio – Hall dos bustos, pequeno museu com réplicas dos trajes antigos dos ministros, Sala do presidente do STF e o Plenário, onde ocorrem os julgamentos.

5

 

PALÁCIO DO PLANALTO

É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do presidente da República, além da Casa Civil, Secretaria-Geral e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência do Brasil.

6

 

PARQUE DA CIDADE Sarah Kubitschek

É o maior parque urbano de Brasília e do mundo, com 420 hectares, sendo maior que até o próprio Central Park, em New York, que possui somente 320 hectares.

Há vários tipos de entretenimento, com quadras de Vôlei, Futebol, Basquete, pista de cooper para corrida e caminhadas, parque de diversões, quiosques, restaurantes, grandes estacionamentos, lago, pavilhão coberto para feiras e exposições, pista de kart e piscina com ondas.

“É impossível falar de lugares legais em Brasília sem citar o turismo cívico.

Eu adoro!

Sou de São Paulo. Moro em Brasília há 20 anos e todos que me visitam, passam por esses lugares comigo!”.

7

 

Gostou? Quer visitar? Já visitou? Conta para a nossa equipe de Comunicação Interna. Nós adoramos conhecer e compartilhar as belezas do nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *