Viva bem DeVry Brasil – Stand Up Paddle.

Posted on Posted in Edição 04

O DeVry Flow busca a cada edição, novas dicas para viver melhor, com a intenção de que nossos colegas possam coloca-las em prática e levar uma vida cheia de saúde!

Já sabemos que atividade física é a opção para  uma vida saudável e mais feliz! Nesta edição, vamos falar de um esporte que está em alta bem como  é ótimo para saúde, corpo e mente: o Stand Up Paddle. Quem nos fala sobre esse esporte que promete ser show é o nosso colega, Paulo Dario Coelho – Supervisor de Arquitetura de Solução da DVB, que é atleta de Stand Up Paddle competidor do Circuito Cearense e atualmente ocupante da quarta colocação no ranking da categoria Open Funrace.

Explica tudo para gente, Dario! Dario-2

Breve Histórico:

O Stand Up Paddle como conhecemos hoje, começou a se desenvolver no Hawaii dos anos 40, com os professores de surf de Waikiki, conhecidos como Beachboys. Eles remavam em pé sobre as enormes pranchas de madeira naval como forma de acompanhar com maior amplitude os seus alunos nas ondas e para fotografá-los. Mas o boom do Stand Up Paddle, apelidado de SUP, só aconteceu no início dos anos 2000, quando um grupo de havaianos liderados por Laird Hamilton passou a produzir pranchas e remos específicos para o SUP usando materiais inovadores como EPS e fibra de carbono e a aparecer com frequência nas praias havaianas, ora descendo ondas, ora fazendo travessias. Como não poderia deixar de ser, o esporte chamou a atenção de alguns brasileiros que estavam nas ilhas e pouco tempo depois, legend Rico de Souza trouxe a novidade para as praias do Rio de Janeiro e assim, a novidade foi sendo difundida de boca a boca por nosso litoral e alguns pioneiros começaram a se aventurar no novo esporte.                                                                                    Benefícios Dario-2--Blog Além de ser um esporte fácil de ser praticado, divertido e saudável o SUP representa bem a mistura entre surfe e remo ganhando cada vez mais adeptos. Veja os benefícios que esta modalidade traz e como ele pode melhorar sua vida em diversos aspectos auxiliando na melhoria da sua saúde física e mental.

Postura  Ao iniciar a atividade, procure manter a coluna sempre ereta, abdômen contraído e mantenha as pernas levemente flexionadas; o abdômen é o principal responsável por preservar a coluna lombar. A remada também irá trabalhar a musculatura peitoral juntamente com musculaturas posteriores ajudando a diminuir a cifose torácica o que irá lhe auxiliar a postura.

 

Cardiovascular Ao praticar a remada, toda a circulação sanguínea aumenta, automaticamente os batimentos cardíacos e a frequência respiratória ficam elevados o que faz com que possamos trabalhar todo sistema cardiovascular, evitando assim disfunções como AVE (acidente vascular encefálico).

 

Coordenação Motora Para obtermos um resultado cada vezmelhor na remada, é necessário utilizar pernas, braços e abdômen ao mesmo tempo, o que fará contrair grupos musculares situados em todo nosso corpo.  O resultado de cada seção é uma melhora significativa em sua coordenação motora.

 

Parte Muscular Durante a prática da remada, além de utilizarmos os membros superiores (braços e tronco); membros inferiores (pernas); também utilizamos o cérebro (córtex). Os braços na remada, as pernas na locomoção com flexão de quadril e joelhos, o abdômen estabiliza o corpo principalmente nos movimentos laterais pela qual nos mantém em cima da prancha.  A prática do SUP trabalha basicamente todos os grupamentos musculares do corpo.  O córtex é responsável pelo equilíbrio e coordenação do corpo, já que utilizamos braços, pernas e abdômen ao mesmo tempo.  

 

Mente O SUP, além de todos estes benefícios a saúde, também é uma ótima terapia, trazendo momentos de total relaxamento à mente. Durante a remada seu corpo libera endorfina e serotonina, substância que está ligada à sensação de bem-estar, considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, alivia as tensões e nos traz sensação de paz. Defino a prática do SUP como total qualidade vida!

Conheça mais a trajetória de nosso colega nesse esporte:

Ele iniciou no Stand Up Paddle em 4 de setembro de 2014 incentivado pelos amigos Edgar Medeiros e Rafael Medeiros da Kayakeria, porém foi uma tentativa sem muito sucesso. Foi no Ponopoint onde conseguiu ficar em pé na prancha pela primeira vez e rapidamente se apaixonou pelo esporte, buscando adquirir equipamentos que o ajudassem a melhorar o desempenho e buscar melhores resultados. Incentivado pelo Fernando Bittencourt, buscou orientação profissional do professor Ms. Paulo Vasco e se preparou para sua primeira competição oficial, onde treinou pela primeira vez no dia 27 de Novembro de 2014 realizando a travessia da Kayakeria até o Marina Park.

Desde então, vem buscando orientação de profissionais qualificados e tem focado no desempenho pessoal e na superação das suas próprias metas. Ele faz parte de uma assessoria esportiva chamada Team Evolution, que tem como objetivo preparar os atletas para elevar seus limites e é liderada pelo atual campeão cearense de Stand Up Paddle, professor Ms. Paulo Vasco. Conta também com o treinamento físico do lutador profissional de MMA Cojack Matias, orientação nutricional da Dra. Grace Kelly e tem como patrocinador o Espaço Corpo&Movimento, clínica de saúde que dispõe Fisioterapia, Treinamento Funcional, Pilates e RPG.

Como funcionam os treinos?

Dario-1-blog Os treinos hoje são divididos em:

  • Musculação (Seg a Sex a noite);
  • Treinamento Funcional (Seg, Qua e Sex pela Manhã);
  • Treino de SUP (Ter, Qui e Sáb pela Manhã).

 

Resultados:

07 de Dezembro de 2014 – Desafio das Marinas 6,5km –

4ª etapa do campeonato cearense: 20º Lugar;

07 de Janeiro de 2015 – Greenday Ecofestival – Kayakeria – 12º Lugar;

07 de Fevereiro de 2015 – Pipa Extreme: 14º Lugar;

15 de Março de 2015 – Primeira etapa do campeonato cearense 2015 – Funrace 4 km: 4º Lugar.

15 de Março de 2015 – Primeira etapa do campeonato cearense 2015 – Revezamento equipes: 2º Lugar.

Veja o vídeo de Dario em competição:

E você, prática alguma atividade física que não é tão comum? Compartilha com a gente!!! devryflow@devrybrasil.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *